domingo, 20 de março de 2011

Bolinho de chuva



Até pouquísímo tempo eu me recusava a cozinhar frituras. Entretanto, convivendo com quase 100 idosos por semana, em sua maioria em risco nutricional e precisando de umas calorias extras, eu acabei me rendendo a desejar testar receitinhas gostosas para colocar no cardápio deles.

Como eu coloco no cardápio somente receitas que eu domino, caso precise socorrer uma cozinheira, acabei testanto o tradicional bolinho de chuva.

Hoje não choveu em Porto Alegre, entretanto, o outono já chegou e o friozinho começa a se instalar. Essa receita foi testada e aprovada por pai, mãe, tia e vizinha (simm, eu não ia ingerir todas essas calorias sozinha..heheh). Aí vai a receitinha para ser aprecida em dias chuvosos.

Ingredientes:
- 2 ovos
-1 xícara de chá de farinha de trigo
- 1 xícara de chá de amido de milho (a popular maizena)
- 1/2 xícara de chá de açúcar
-1/2 xícara de chá de leite
1 colher de café de essência de baunilha
1 pitada de sal
Óleo para fritar e açúcar e canela para polvilhar

Preparo:
Bata os ovos, o leite e a essência de baunilha. Acrescente a farinha de trigo alternada com o amido de milho, o açúcar e por último o fermento. Mexa até obter uma massa homogênia e levemente grossa.
Em uma panela alta, aqueça o óleo. Coloque uma porção de massa em uma colher e passe para outra para que forme um bolinho redondo.
Frite e deixe escorrer em papel toalha. Coloque um prato e polvilhe com açúcar misturado com cabela.
Dica: Massa mole deixa o bolinho com excesso de óleo. Frite um e teste a massa.Corrija com mais farinha e amido se necessário.

Uma delíciaaaa!!