segunda-feira, 21 de junho de 2010

Pirâmide alimentar para idosos



Fonte:http://nutrition.tufts.edu/1197972031385/Nutrition-Page-nl2w_1198058402614.html

Essa pirâmide é muito interessante, atentem para a base. Na pirâmide tradional, a base são os carboidratos (pães, massa, arroz, batata, aipim, cereias matinais, farinhas). Aqui nesta pirâmide específica para o público acima de 60 anos, a base são as atividades da vida diária, como caminhar, cozinhar, fazer atividades físicas. Essa pirâmide contempla não somente os alimentos, mas a base de do envelhecimento saudável, a independência.

Um pouco acima, temos a hidratação. A hidratação no idoso é tão importante que merece um tópico único, entratanto, a breve mensagem que passo aqui é: o idoso precisa receber pelo menos 30 ml de líquidos por quilo de peso atual, ou seja, ou idoso de 60 kg, precisa receber 1800 ml de liquidos totais ao dia, incluindo água, leites, chás, sucos. Não espere que o idoso solicite líquidos, pois o mecanismo da sede pode estar deficiente. Ofereça líquidos e frutas(fruta também hidrata)várias vezes ao dia,e insista!

As atividades e a hidratação formam a base da pirâmide, e estão dispostas horizontalmente. Os alimentos foram divididos verticalmente, e pelo base de cada grupo de alimentos,percebemos que eles são semelhantesm, exceto o grupo das gorduras, que está representado em menor espessura.

A bandeirinha no topo da pirâmide nos lembra a importância da vitamina B12, o cálcio e a vitamina D.Estes nutrientes podem estar deficientes na alimentação do idoso, pois encontram-se na carne vermelha, muitas vezes pouco ingerida pela dificuldades de mastigação e deglutição, nos laticínios, e aí lembramos que muitos idosos apresentam intolerância à lactose, e nas gorduras boas, como as frutas oleaginosas, também de difícil mastigação para idosos.

Você familiar, cuidador prestem atenção se o idoso que você acompanha está ingerindo todos os grupos de alimentos. Nesta fase da vida, todos os grupos são importantes. Atente para a mstigação, a deglutição e também para a perda de peso inesperada, sem mudança aparente da rotina alimentar. Sinais de dificuldades e perda de peso em idoso é risco para desnutrição e precisa ser avaliada peleo geriatra e tratada pelo nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário