sábado, 26 de junho de 2010

A terapia ocupacional e o idoso



Drª. Aline Rodrigues da Silva- Fones: (51) 980.38798 - Porto Alegre/ RS- e-mail: aline.rs@terra.com.br
Terapeuta Ocupacional IPA-RS e especialista em Gerontolgia Social pela PUCRS.
Atua em residenciais geriátricos e à domícilio. Sua especialidade é reabilitação cognitiva (memória), e patologias diversas como Alzheimer, Parkinson, AVC entre outros.



A Terapia Ocupacional é caracterizada como profissão da área da saúde que promove o desenvolvimento, tratamento e a reabilitação de indivíduos ou grupos que necessitem de cuidados físicos, sensoriais, psicológicos e ou sociais, assim ampliando o desempenho e a participação social, através de instrumentos que envolvam a atividade humana em um processo dinâmico relacional entre elas e a pessoa do paciente e a do terapeuta.
Para isso o terapeuta ocupacional lançará mão em diferentes situações do uso específico de atividades, tais como: expressivas, lúdicas, artesanais, jogos, de vida diária, recreativas, estimulação cognitiva, atividades de interesse do paciente, entre outras.Atividades essas previamente analisadas, avaliadas e selecionadas, sob os aspectos anatomo-fisiológicos, cinesiólogicos, psicológicos, sociais, culturais e econômicas.
A Terapia Ocupacional utiliza instrumentos de avaliação funcional, das estruturas mentais, emocionais e sociais, avaliando principalmente o desempenho das Atividades da Vida Diária, pois são os principais indicadores da autonomia do idoso. Deve-se analisar o que o paciente fazia antes de sua enfermidade, além do estado biológico (força, tônus muscular, amplitude articular, etc.), o estado mental (memória, atenção concentração, capacidade de aprendizagem, linguagem, etc.), o estado social e o ambiente físico (barreiras arquitetônicas), na perspectiva de segurança do idoso no seu lar. Todos estes fatores devem ser analisados e adaptados para obter-se o máximo aproveitamento das condições, tendo-se em conta as limitações funcionais do paciente.
A capacidade física dos idosos está limitada por alguns fatores fisiológicos: diminuição da potência muscular, fragilidade óssea, artrites e perda da elasticidade do tecido conjuntivo. Nas atividades mentais, a limitação se dá através da diminuição de atenção, perda progressiva de memória e instabilidade emocional, adicionadas às alterações da atividade neurológica como diminuição dos reflexos e dificuldade em realizar movimentos, além das alterações sensoriais (como: visão, audição, tato, paladar, olfato) decorrentes do processo do envelhecimento.
O Terapeuta Ocupacional que trabalhe com idoso, reconhece nele um indivíduo como um todo, visando uma melhor qualidade de vida, mantendo-o ativo e independente. Auxilia também o reencontro do idoso como pessoa na comunidade, na família, no lar, tornando personagem da sua própria vida e história.
Locais de atuação da TO Gerontológica: em hospitais, centro de convivência, centro-dia, residenciais geriátricos, casas de repouso, atendimentos domiciliares.
Algumas patologias: seqüelas de acidente vascular cerebral, mal de Parkinson, vários tipos de demências (por exemplo a Doença de Alzheimer), depressão, artrite reumatóide, doenças cardiovasculares, musculares e respiratórias, entre outras.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Aline!
    Amei a matéria, importante divulgarmos nossa profissão.
    Sucesso.
    Abraços terapêuticos.
    Beatriz.

    ResponderExcluir