terça-feira, 3 de maio de 2011

Como conseguir dieta enteral pelos SUS RS


Frequentemente ministro cursos e palestras sobre Nutrição enteral. Entretanto, nos cursos sempre existe a questão: e os pacientes carentes? O que prescrever?
Pois é. Como especialista em nutrição enteral e parenteral minha posição é completamente contra a prescrição de dietas caseiras, onde são administradas sopas, leites, sucos de frutas. Já está bem documentado em artigos que analisam essas dietas bromatologicamente que há uma perda muito grande de nutrientes, não sendo ingerido as necessidades que calculamos para aquele paciente.

Procurando uma solução para estes pacientes, resolvi investigar como está a distribuição de dietas enterais pelo SUS, via Secretaria da Saúde do estado do Rio Grande do Sul. E o relato de familiares é que informações corretas não são fornecidas pelos funcionários.

Assim, um familiar (Obrigada Sra Glenda!) , após ir 4 x buscar informações e levar documentação errada por falta de informação, gentilmente me passou alguns passos conquistados até agora (que já ecomomiza pelo menos 5 viagens aos órgãos completentes, segue:

- Primeiramente o paciente precisa ter o cartão dos SUS. Assim, o familiar deve-se dirigir ao posto de saúde mais próximo da casa do idoso e solicitar o telefone e horário para marcação ( tem um número especial para marcação de pacientes idosos).

- Depois deve entrar no site da Secretaria da Saúde www.saude.rs.gov.br , clicar em organograma, assistencia farmaceutica,2. o que vc precisa saber para receber medicamentos, medicamentos especiais, dietas nutricionais (sim, está muito bem escondido no site!). Neste local do site vc encontra 2 links importantes de serem lidos: Formulários para solicitação de medicamentos e fórmulas alimentares e portaria SES 207/2006. Lá vcs encontrarão todos os documentos e exigências para receber dieta gratuita pelos SUS.

Onde abrir processo de solicitação de medicamentos e fórmulas nutricionais Especiais e Especializados

Residentes em Porto Alegre:

Farmácia de Medicamentos Especiais
Av. Borges de Medeiros nº 546 - 1º andar

Telefone: (51) 3901-1004
Fax: (51) 3225-8179

Residentes em Santa Maria:

Coordenadoria Regional de Saúde - 4ª CRS

Rua André Marques, 675
Fones: (55) 3222.3101/ 3222-2929

Residentes em outros municípios do Estado:

Dirigir-se à Secretaria Municipal de Saúde

Vou passar essa informação para mais familiares e assim que descobrir obstáculos ou soluções todos os meus seguidores serão informados.

" Se o idoso ou seus familiares não possuírem condições econômicas de prover o seu sustento, impõe-se ao Poder Público esse provimento,no âmbito da assistência social". Estatuto do idoso, Capítulo III, artigo 14.

10 comentários:

  1. Muito interessante o post Melissa!
    Essa dificuldade é uma infeliz realidade que muitas vezes dificulta a assistência aos pacientes.
    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Melissa,
    parabéns pelo seu trabalho!! Apesar de ser estressante esse caminho até chegar a conquista dos medicamentos, é muito bom saber que podemos contar com pessoas como você que tem a sensibilidade de disponibilizar informações tão importantes e de maneira bem mais acessível. Eu já havia tentando encontrar esse formulário (da dieta) e não tinha obtido êxito até conhecer seu blog!!! Muito obrigadaa!!

    ResponderExcluir
  3. Prezada,

    Parabéns pelo Blog. Achei-o após realizar uma pesquisa no Google. Como advogado me foram de grande valia as informações que postasse, tendo em vista que inúmeros clientes me procuram necessitando realizar o pedido judicial de medicamentos, incluindo-se, em algumas vezes, a dieta enteral. Sempre que a situação permite, oriento os clientes a buscarem os medicamentos e dietas na via administrativa, mas muitos encontram inúmeras dificuldades no requerimento junto à Secretaria de Saúde.
    Com as informações que disponibilizasse será muito mais fácil a minha orientação.
    Te agradeço e te parabenizo novamente.

    Cordialmente,

    Gil Baumgarten Franco

    ResponderExcluir
  4. ola tenho pra venda dieta trophic 1.5 ,pois meu familiar ficoou muitos dias internado , assim esta sobrando 3 caixas com 12 unidades cada . e gostaria se estar negociando , pois tenho alguns custo com curativos com ele , que tenho que estar fazendo 2 vezes ao dia , gase , mepitel , etc. meus cel 84424985

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso ainda tenhas, tenho interesse. Liguei para o teu celular, hoje, 1º/05 às 15:26 e o meu nº ficou registrado.

      Excluir
  5. Embora sendo Lei este fornecimento da Dieta o Estado não fornece. Entrei com a documentação de meu marido, foi deferido o pedido, porém não há estoque para o fornecimento da solicitação. Pergunto: como ficamos?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite estamos muito precisando da DIETA LIQ. ENT./ORAL NORMO.1.2CAL S/LACT/SAC/GLUTEN 1,5 minha sogra está utilizando e não temos mais como comprar, pois temos muitos gastos com ele pagamos clinica, fraldas eco salva, e outras medicações qua o governo não fornesse já entramos comprocesso na sec. da saude a mais de 60 dia e ainda não foi liberada.peço sealguemtiver sobrando pode entrar em contato comigo no fone 8942-9032 ele tb é whats. grata

    ResponderExcluir
  8. Boa noite estamos muito precisando da DIETA LIQ. ENT./ORAL NORMO.1.2CAL S/LACT/SAC/GLUTEN 1,5 minha sogra está utilizando e não temos mais como comprar, pois temos muitos gastos com ele pagamos clinica, fraldas eco salva, e outras medicações qua o governo não fornesse já entramos comprocesso na sec. da saude a mais de 60 dia e ainda não foi liberada.peço sealguemtiver sobrando pode entrar em contato comigo no fone 8942-9032 ele tb é whats. grata

    ResponderExcluir
  9. Alguém tem essa fórmula sobrando?
    Precisamos o meu irmão!
    51 999852354. Com Mari

    ResponderExcluir