segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Pão de queijo saudável para idoso (de nhame)

Lanche saudável, hipercalórico e com custo baixo. Ótimo para substituir o pão nos lanches da tarde. Em breve um versão light para os idosos fofinhos.


Ingredientes:
2 inhames grandes ou 6 pequenos (em purê)- +- 300 g sem casca
1 ½ xícara de chá de polvilho doce (180g)
1 xícara de chá de polvilho azedo (180g)
½ xícara de chá de óleo de canola ou azeite (100 ml)
50g de queijo parmesão
Sal 3 g

Modo de preparo:
Misture todos ingredientes secos, inclusive o sal. Acrescente o óleo ou azeite aos poucos, formando uma farofa. Por último, adicione o purê de inhame devagar, até que se forme uma massa uniforme que não grude nas mãos. Faça bolinhas com esta massa e disponha numa assadeira previamente untada com um fio azeite. Asse a 200ºC por 30-40 minutos.

Notas:
. Pré-aqueça o forno por 10 minutos a 200ºC;
.  A massa crua pode ser refrigerada (por até 3 dias) e/ou congelada (por 15 dias), retirada um . poucos antes de formar as bolinhas e assar. 

Rendimento: 30 unidades de 25 gramas.
Valor por porção: 0,25 centavos a unidade.
Valor nutricional: 93 kcal por unidade de 25 g.

Receita do site GNT, Programa da Nut. Gabriela Kapim. No programa a nutricionista apresentou essa receita para um menino, mas serve perfeitamente para um idoso pois o inhame tem diversos nutrientes importantes como vitaminas A e C, complexo B; minerais Cálcio e fósforo. O nhame também é indicado para mulheres pós menopausa, por conter a substância diosgenina.

Um comentário:

  1. Gostaria de agradecer pelas receitas. Estou com meu vozinho de 93 anos doentinho, e estamos com muita dificuldade de faze-lo comer. Está emagrecendo muito. Vou testar suas receitas!
    Mais uma vez, obrigada por todas as dicas!

    ResponderExcluir